A reinvenção da roda a pensar nos automóveis eléctricos
A ideia é da Continental e dirige-se, essencialmente, para os automóveis eléctricos dos segmentos médio e compacto. A marca alemã de pneus chama-lhe "New Wheel Concept" (à letra, novo conceito de roda) e explica que esta jante passa a ser composta por duas partes: uma coroa exterior e uma "estrela" central que incorpora o disco de travão em alumínio.
"Nos automóveis eléctricos é fundamental que o condutor passe o menor tempo possível a carregar no pedal do travão de fricção", explicou Paul Linhoff, responsável pelo desenvolvimento dos travões, na continental. "Durante a desaceleração, a cinética do veículo é convertida em energia eléctrica, aumentando a sua autonomia. Por isso o condutor continua a operar o pedal do travão, mas isso não quer dizer que os travões das rodas estejam a ser activados".
Já se sabia que a imparável e definitiva proliferação de automóveis eléctricos iria mudar muitos hábitos na nossa sociedade. Mas, agora, que até pudesse vir a mudar o conceito da roda é uma novidade…